quarta-feira, 5 de abril de 2017

ESTUDO TRAZ RESPOSTA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MÚSICA E PERFORMANCE ATLÉTICA

Muita gente ouve música durante o treino, mas pouca gente sabe o que isso realmente faz com o cérebro e o corpo humano. Mas a ciência tem uma resposta!

 música estudo performance

Muita gente gosta de treinar ouvindo música e garante que isso melhora o rendimento na academia.

Se antes isso era apenas fruto da própria experiência, agora existe um estudo que confirma o argumento.

Quem bancou a pesquisa foi o serviço de streaming de músicas Deezer, que submeteu o astro do rugby inglês Ben Folder a uma série de testes científicos para determinar qual o impacto da música no seu rendimento durante os treinos.

O estudo foi conduzido pelo psicólogo esportivo Dr. Costas Karageorghis, da Universidade de Brunel, em Londres (ING).

Segundo o estudo, ouvir uma playlist personalizada pode fazer uma atividade física de longa duração parecer mais fácil e, ao mesmo tempo, melhorar o humor do atleta.

Isso ocorre porque as músicas são capazes de reajustar a atividade elétrica cerebral, permitindo a diminuição da fadiga muscular. Em resumo, a música pode melhorar o desempenho durante a atividade física.

 

Os testes com o atleta inglês incluíram medida de força, treinos de obstáculos, corrida e extensões de pernas, relacionados com a absorção de oxigênio, ondas cerebrais, percepção de esforço, humor, motivação, excitação e foco.

Em um teste de extensão de perna, por exemplo, a música reajustou a atividade elétrica no cérebro de Ben, diminuindo a fadiga e aumento o seu controle sobre sua musculatura.

Já na esteira, sua performance melhorou em 6% enquanto ouvia especificamente a música Forever (Drake, Kanye West, Lil Wayne e Eminem) em relação ao mesmo exercício sem música nenhuma.

Todos os dados sobre a pesquisa foram publicados no livro Applying Music in Exercise and Sport (“Aplicando a Música no Exercícios e no Esporte”, na tradução livre), de autoria do Dr. Karageorghis, que conduziu o estudo.

Então, agora é definitivo: a música pode sim melhorar o seu treino. Lembre de levar seus fones já para a próxima sessão – e aproveite para escutar várias playlists para te ajudar a ir cada vez mais longe nos treinos!



Fonte: Motivação na Musculação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog