terça-feira, 28 de março de 2017

Você já sabia que a beterraba oferece tudo isso para atletas de alto rendimento?


Você já sabia que a beterraba oferece tudo isso para atletas de alto rendimento?
                                                      Por Camila Brogliato


A beterraba além de deixar qualquer prato ou suco mais bonito, tem um nutriente especial e bom pra quem pratica esportes de endurance ou resistência. Muitos estudos já mostraram como o suco de beterraba pode melhorar o rendimento e a recuperação de quem corre ou pedala longas distâncias.
 
E não é uma melhora qualquer: um estudo recente mostrou que pode melhorar o desempenho em até 3% – o que, no mundo dos atletas de alta performance, é um número muito expressivo. Mo Farah, duas vezes medalha de ouro nos 10.000 metros, é um dos exemplos de adeptos do suco de beterraba para aumentar a performance.
 
Entre os benefícios, o suco de beterraba promove uma melhora do fluxo sanguíneo, ou seja, mais facilidade do oxigênio fluir para os músculos, que conseguem usá-lo de maneira mais eficiente.
 

Estudo
 

Uma revisão de estudos publicada recentemente, analisou as pesquisas existentes sobre os benefícios da beterraba no rendimento de atletas.
 
A pesquisa revelou que aqueles que usam suplementos nutricionais para aumentar os efeitos do treinamento e alcançar melhorias em seu desempenho atlético podem investir em um suco de beterraba para aumentar os níveis de óxido nítrico (NO), que serve múltiplas funções relacionadas ao aumento do fluxo sanguíneo, (trocas gasosas, biogênese mitocondrial e eficiência e fortalecimento da contração muscular).
 
Segundo o estudo, estas melhorias de biomarcadores indicam que a suplementação com suco de beterraba poderia ter efeitos ergogênicos sobre a resistência cardiorrespiratória que beneficiam o desempenho atlético.

Depois de analisar 23 artigos, a revisão foi publicada no início de 2017, concluindo que o suco de beterraba também melhora a resistência cardiorrespiratória em atletas aumentando a eficiência e melhorando o desempenho em longas distâncias.
 
No entanto, mais pesquisas são necessários para entender se a combinação de suco de beterraba com outros suplementos tem um efeito positivo ou negativo na resistência cardiorrespiratória, mas segundo os pesquisadores é possível que os efeitos da suplementação possam ser minados pela interação com outros suplementos como a cafeína, por exemplo.
 
Pensando nisso, separamos uma receita de suco que mistura a beterraba e a melancia. Mistura que pode ser usada como pré-treino ou pós-treino por melhorar o rendimento durante a atividade física e por suas propriedades hidratantes.
 

Receita natural (e barata) para rendimento e hidratação
Ingredientes:½ melancia, 2 rodelas (cerca de 3 cm cada) de beterraba (quanto mais beterraba, mais rosa e forte o sabor do suco, escolha como preferir), gelo (se preferir gelado), 2 cm de gengibre. Bata no liquidificador e coe. Adicione uma colher de sopa de chia depois de pronto. Sirva.
 
A melancia é feita de água, sais minerais e carboidratos; e aumentar o rendimento, graças aonitrato da beterraba, um dos super poderes desse tubérculo de cor forte. Depois do treino, a beterraba melhora a recuperação muscular e a melancia ajuda a repor os sais minerais e nutrientes perdidos na corrida. O pedaço de gengibre adiciona propriedades termogênicas à receita.
 

Propriedades nutricionais da beterraba
200g de beterraba crua contém
58 calorias, 13g de carboidratos incluindo 9g de açúcar e 4g de fibras, 2g de proteínas.
Um suco de beterraba natural (300ml):
44 calorias, 11g de carboidratos, incluindo 1g de fibra e 8g de açúcar, 2g proteínas.
Além disso, a beterraba é rica em vitamina A, calcio, vitamina C e ferro.
Dica: depois de bater, adicionar chia , fonte de gorduras boas (ômega 3) e que aumentam a saciedade.



Fonte: Educação física

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog