quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Quantas vezes devemos treinar por semana

 quantos-dias-devemos-treinar-na-semana

Quantas vezes fazer musculação na semana é uma questão que pode influenciar diretamente os seus ganhos.
Treine com uma frequência muito baixa e você não estará dando estímulos suficientes para gerar hipertrofia.

Treine com uma frequência muito alta e você não estará dando tempo suficiente para o corpo se recuperar e poderá gerar o efeito contrário ao esperado (perder massa muscular em vez de ganhar).

Infelizmente, por mais que as pessoas gostem de formulas prontas e respostas diretas, não há um número fixo de dias que vai servir como uma luva para todos que pisarem dentro de uma academia.

O que existem são recomendações gerais que podem funcionar para a maioria e a partir dai é possível fazer ajustes finos para maximizar os resultados.

Logo de cara, a maioria das pessoas, na maioria dos casos, terão os melhores resultados treinando no mínimo três vezes por semana e no máximo seis por semana.
Em um dos extremos, treinar menos de três vezes na semana, ou seja, apenas uma ou duas vezes dentro de

7 dias, é considerado uma frequência baixa demais para gerar qualquer tipo de resultado expressivo.
Veja bem.

Um dos principais motivos para o treinamento com pesos estimular a hipertrofia é porque a musculação gera um aumento na síntese de proteína, o que em contrapartida aumenta o anabolismo.

Em termos simples, se uma pessoa treina poucas vezes na semana ou em dias muitos afastados, pouca síntese proteica será estimulada e menos ganhos poderão ser gerados.

Obviamente, se por algum motivo para você é impossível treinar mais do que duas vezes na semana, isto seria menos pior do que simplesmente não treinar.

Já no outro extremo, treinar todos os dias, ou seja, mais do que seis vezes na semana, vai ser simplesmente improdutivo na maioria dos casos.

Descanso é uma parte vital do processo de hipertrofia muscular e o corpo precisa de, pelo menos, um dia de descanso completo na semana para permitir que músculos, articulações e sistema nervoso central se recuperem.

Na verdade, praticamente nenhum treino visando hipertrofia envolve treinar sete dias seguidos, se o seu treino é assim, é bem provável que ele foi mal elaborado e você pode estar sendo prejudicado por isso.

Então, quantos dias na semana devemos treinar para ganhar massa muscular ?

Considerando que uma frequência de treino entre 3 a 6 dias por semana tem o potencial para gerar os melhores ganhos, especificamente quantos dias você vai treinar ainda vai depender de alguns fatores:

Fator 1 – Tempo disponível

Sua disponibilidade é o fator mais importante (e óbvio) na hora de escolher quantos dias na semana você vai treinar.

Veja bem.

Se você tem tempo livre para treinar apenas três vezes por semana (por exemplo), seria melhor treinar tranquilamente apenas estes três dias do que tentar treinar mais dias, mas treinar com pressa, sem foco ou de maneira improvisada.

Em suma, se sua vida não permite que você treine vários dias na semana, treine menos dias, mas treine corretamente.

Agora, se disponibilidade não é uma questão para você e é possível treinar quatro, cinco ou até seis dias na semana, esqueça deste fator e considere o restante.

Fator 2 – Sua idade

Quanto mais novo o praticante for, melhor será a recuperação, performance, capacidade de trabalho, testosterona, imunidade e tudo o que você imaginar relacionado ao ganho de massa muscular.
Em tese, quanto mais novo você for, mais dias na semana você pode treinar e ainda gerar resultados, ou seja, mais o seu corpo vai aguentar o castigo e ainda responder bem ao treino (desde que o mesmo seja correto).
Já um cara que já passou dos seus 40 anos, por exemplo, teria melhores resultados treinando menos dias.

Fator 3 – Outras atividades físicas

Aeróbicos, natação, lutas, futebol e qualquer atividade física que seja feita com frequência na semana também podem influenciar nesta escolha.
Por exemplo: um cara que faz jiu-jitsu 3 vezes por semana e corre diariamente, teria poucas chances de se dar bem treinando pesado 6 vezes na semana.
Quanto mais atividades físicas durante a semana, menor a frequência de treino com pesos. Trabalho braçal também deve entrar nesta conta.
Lembrando que atividades físicas esporádicas, como jogar futebol com os amigos uma vez por semana, não vão interferir em nada.

Fator 4 – Seu estilo de vida

Uma pessoa que tem um estilo de vida saudável, que faz dieta corretamente, dorme 8 horas ou mais por noite e não tem estresse, poderia treinar muito mais do que uma pessoa que vive de forma contrária.
Por exemplo: imagine uma pessoa com uma rotina que não permite seguir uma dieta adequada, não permite bom descanso e ainda tem uma rotina extremamente estressante, com chefe sugador de alma, esposa encrenqueira, filho recém-nascido, etc….
Esta pessoa não estaria fazendo nenhum bem a si mesma (e para a hipertrofia) ao se matar diariamente na academia.
Nesta situação, treinar menos dias, pelo menos enquanto as coisas não se resolvem na rotina, seria o mais indicado.

Recapitulando

  • A maioria das pessoas terão os melhores ganhos treinando entre 3 a 6 dias por semana. Não espere ganho expressivo treinando em uma frequência que pende para um dos extremos (treinar muito pouco ou sete vezes por semana).
  • Se você só tem disponibilidade para treinar três vezes por semana, então treine três vezes por semana. Qualidade é mais importante que quantidade neste caso.
  • Se você ainda é jovem, sinta-se livre para experimentar frequências mais altas (até seis dias de treino na semana) para ver como o corpo responde. Se você já passou dos 40 e não tem visto progresso, experimente frequências menores (com três ou quatro treinos por semana).
  • Se você faz outros esportes, além da musculação, talvez uma frequência menor de treino traria mais ganhos.
  • Se você segue um estilo de vida que não permite boa alimentação e descanso, quanto mais você treinar, mais o seu corpo terá problemas para se recuperar e você poderá ter o efeito contrário ao esperado.

“Ainda estou perdido em quantos dias devo treinar”

Experimente. Escolha um treino de musculação que seja testado e verifique como o seu corpo responde.
Não gostou ? Mude as coisas.

Como já foi dito no inicio do texto, não existe um número exato de dias que sirva para todas as pessoas. Não existe receita de bolo na musculação (e você provavelmente já sabe disso, mas ironicamente espera a receita mesmo assim).

O máximo que podemos fazer é dar uma recomendação geral para que você tenha um ponto de referência para começar, mas a partir dai, os ajustes finos são com você ou com quem acompanha você (seu personal, professor, etc…).

Boa sorte!



Fonte: Hipertrofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog