quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O Abacaxi além de fazer bem para o coração ainda ajuda emagrecer

O abacaxi faz bem para o coração, auxilia na digestão e problemas respiratórios. Se consumido com cautela, além de não engordar o abacaxi ainda ajuda emagrecer.

abacaxi beneficios propriedades se engorda ou emagrece

O abacaxi, também conhecido por ananás, é uma fruta que já tem a cara de países de clima tropical como o Brasil. Ele é formado a partir de um aglomerado de pequenos frutos que se fundem ao centro. Cada “olho” da casca do abacaxi é uma pequena fruta que se uniu às outras. Em se estado maduro, esta fruta é ácida, mas consegue manter um sabor extremamente adocicado. Um uso bastante comum do abacaxi e que já se tornou um hábito dos brasileiros é comê-lo logo após um churrasco. Isso acontece porque a fruta, por conta de sua acidez, ajuda no processo de digestão essencial quando se come muita carne, um alimento que demora para ser metabolizado.

Propriedades do abacaxi

Assim como outras frutas, o abacaxi é importante na hora de compor uma dieta rica em bons nutrientes. Ele é rico em vitamina C, aumentando a resistência imunológica. Também possui vitamina A, que ajuda na visão e a tiamina ou vitamina B1 que é essencial para metabolizar os carboidratos dos alimentos, gerando mais energia para o nosso corpo.

Outro componente importante do abacaxi são as suas fibras (2 gramas para 1 xícara abacaxi), que produzem maior saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino. Essa mesma quantidade de abacaxi oferece apenas 82 calorias, 0% de gordura e 1 grama de proteína.

Ele também tem quantidades não muito significativas de alguns sais minerais, mas que são importantes e atuam em diversas funções do organismo. O manganês faz parte da composição de várias enzimas e ainda aumenta a atividade de outras, deixando os processos fisiológicos mas rápidos e eficientes. Já o magnésio, presente no abacaxi, é fundamental para a boa absorção do cálcio por parte dos ossos, também participa do processo de uso de energia pelos tecidos orgânicos e auxilia no relaxamento do corpo como um todo.

Tabela nutricional do abacaxi

A cada 100 gramas do abacaxi, está presente:
  • 50 calorias;
  • 0 de gorduras;
  • 0 de Colesterol;
  • 1mg Sódio;
  • 109mg de Potássio;
  • 13g Carboidrato;
  • 1,4g Fibra dietética;
  • 10g Açúcar;
  • 0,5g Proteína.
Benefícios do abacaxi
Rico em fibras e ajuda emagrecer
 

A presença de fibras nos alimentos, especialmente de forma saudável, ajuda no funcionamento do corpo de diversas maneiras. Uma dessas formas é de retardar a absorção de açúcar, evitando o pico de insulina que acontece quando ingerimos alimentos ricos em carboidratos. Um excelente motivo para acrescentar o abacaxi como sobremesa no almoço. Outra vantagem do consumo de fibras é que, como elas deixam o indivíduo mais saciado por mais também, também ajuda emagrecer. Se consumido ser cometer excessos, o abacaxi não engorda.

Faz bem ao coração
 

Por ter uma certa quantidade de potássio, o abacaxi ajuda a regular a pressão sanguínea. A presença desse mineral na dose certa é uma forma de controlar a quantidade de líquidos no nosso corpo. Enquanto o sódio tenta retê-los, o potássio estimula a excreção deles. Assim, o abacaxi pode ser considerada uma fruta diurética. Outra forma pela qual o consumo de abacaxi melhora a saúde do coração é pela presença da bromelina, um nutriente que ajuda a reduzir a formação de coágulos. Ela diminui a formação da fibrina, uma proteína utilizada para formar os coágulos. Eles podem interferir no fluxo sanguíneo e causar um infarto cardíaco ou AVC.


Reduz o processo inflamatório
Quem sofre com as doenças articulares deve ingerir o abacaxi na alimentação. Ele também ajuda bastante na resolução de processos cirúrgicos e outros traumas articulares. A bromelina consegue interromper a chegada de agentes patogênicos que chegam ao local da lesão e causam o edema (inchaço na região). Este edema é um líquido que se acumula no local comprimindo vasos, dificultando a passagem de nutrientes para aqueles tecidos.


Ajuda na digestão
Como foi dito mais acima, é muito comum ir a uma churrascaria e ter como acompanhamento rodelas de abacaxi. A bromelina, uma enzima presente no abacaxi é a responsável por realizar a quebra de proteínas, ajudando na digestão da carne. Ela também melhora a função de duas importantes enzimas digestivas: a pepsina e a tripsina.


Auxilia no tratamento de problemas respiratórios
Quando ocorre o acúmulo de muco no pulmão, fica mais difícil de respirar. O aparelho respiratório não consegue captar uma boa quantidade de ar e as trocas gasosas que ocorrem (oxigênio para dentro da corrente sanguínea e gás carbônico para fora) ficam mais difíceis de acontecer. Um bom exemplo de patologia é a asma, bastante comum. A enzima consegue deixar o muco mais fluido, facilitando a respiração e também ao paciente expelir o muco no momento do tratamento.


Como consumir o abacaxi
Não há uma quantidade ideal de abacaxi para se comer por dia. Porém, com apenas uma fatia após as refeições, ele já consegue oferecer inúmeros benefícios. Como se trata de uma fruta ácida, é preciso ter cuidado para não exceder na dose. Pessoas que são portadoras de gastrite e refluxo gástrico devem evitar a fruta ou só comê-la depois de falar com o profissional de saúde.

A melhor forma de ingerir o abacaxi é a fruta em sua forma natural. Porém, é possível também fazer sucos (como o tão conhecido suco de abacaxi com hortelã) ou então a fruta levemente assada no forno como nas churrascarias. Essa última forma de consumo não é a mais indicada já que o calor pode destruir algumas vitaminas. 




Fonte: Treino Mestre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog