quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A Dieta do limão funciona? – Saiba como fazer, seus benefícios e se emagrece mesmo


 



A dieta do limão seja consumindo com água gelada ou morna, tem apresentado ótimos resultados e muitos adeptos. Veja agora um passo a passo de como fazer.


Dieta do limão com água gelada

A dieta do limão é um tipo de dieta realizada para que o corpo emagreça de forma saudável. Além desse benefício, é uma dieta que ajuda na desintoxicação do organismo e oferece outros benefícios à saúde.

Essa dieta tem sido bastante procurada pelo fato de ser prática, fácil de ser seguida e financeiramente em conta, comparada a outros tipos de dieta que existem.

Propriedades nutricionais do limão
O limão é uma fruta rica em nutrientes como:
  • Vitaminas: vitamina A, K e ácido fólico
  • Minerais: ferro e cálcio
  • Antioxidantes: clorofila
  • Fibras

Como funciona a dieta do limão

Existem algumas vertentes da dieta do limão. Uma delas é que o suco de limão deve ser ingerido de manhã em jejum. Outra é que ele deve ser ingerido antes de todas as refeições principais, ou seja, antes do café da manhã, do almoço e do jantar. E a última é que essa dieta deve ser realizada todos os dias aumentando gradativamente a quantidade de limões consumidos. Porém essa última não é muito bem aceita.

O que pode ser afirmado é que essa dieta deve estar aliada ao consumo de uma alimentação completamente saudável, caso contrário ela não surtirá os efeitos desejados. Nenhuma dieta funciona de forma isolada sem haver uma mudança dos hábitos alimentares e de vida.

O mais recomendado é que o consumo do suco de limão seja feito antes das principais refeições. Quando o suco de limão é ingerido antes das principais refeições, ajuda não só no emagrecimento, mas ajuda também na digestão, principalmente das gorduras, além de auxiliar na limpeza do organismo.

Como fazer

Para fazer o suco de limão, basta espremer um limão em um copo de água, de preferência gelada, pois além de ajudar a limpar o organismo, o metabolismo já começa a trabalhar e mais calorias vão sendo perdidas. Beba esse suco meia hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar. O ideal é que o suco não seja adoçado e não seja coado, assim, você estará garantindo uma maior quantidade de nutrientes, inclusive as fibras, que ajudam na perda de peso.

Qualquer variedade do limão pode ser utilizada para fazer o suco, pois todas garantem as propriedades nutricionais encontradas nessa fruta. Se você utilizar um limão muito grande para fazer o suco, basta utilizar apenas a metade do limão.


Benefícios da dieta do limão

1. Dieta do limão emagrece mesmo?

Sim! Uma das propriedades do limão que ajuda no emagrecimento é a vitamina C. Alguns estudos têm descoberto que quem consome mais essa vitamina tem mais facilidade de perder gordura corporal, ao contrário de quem não consome.

Além disso, as fibras presentes no limão garantem ao organismo maior saciedade. Isso por que quando ingeridas, as fibras permanecem por mais tempo no estômago fazendo com que ele seja esvaziado mais tardiamente. Essa estratégia controla a ingestão alimentar reduzindo o consumo de alimentos que contribuem para o aumento de peso.

A água gelada utilizada para o suco de limão também ajuda o corpo a perder peso. Quando a água gelada é ingerida, o corpo precisará trabalhar mais para regularizar a temperatura dessa água e, assim, o seu metabolismo ficará mais acelerado e gastará mais calorias para realizar essa função. Dessa forma, o suco de limão com água gelada funcionará como um alimento termogênico, gerando um gasto de energia para que seja absorvido.

A perda de peso através da dieta do limão só é mais eficaz quando é realizada aliada a uma alimentação saudável. Por isso, o ideal é consumir alimentos considerados mais saudáveis como frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, carnes magras, laticínios desnatados e evitar alimentos ricos em açúcar refinado, sal e gorduras saturadas, frituras e alimentos industrializados.

2. Dieta do limão é detox?

Sim! Outro benefício oferecido pela dieta do limão é a auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. Essas toxinas são substâncias que surgem através de uma alimentação errada rica em alimentos industrializados e alimentos fontes de açúcar, sal e gorduras, além de outras fontes como agrotóxicos, fumo, álcool, poluição e várias outras.

Em relação à alimentação, evite ao máximo consumir esses alimentos anteriormente citados, principalmente os alimentos industrializados. Esses produtos alimentícios são ricos em aditivos químicos como corantes e aromatizantes que têm como finalidade conferir aos alimentos cor, aroma e sabor para que se pareçam o máximo possível com os alimentos naturais e se tornem mais atrativos ao consumidor para que sejam comprados.

Além disso, esses aditivos, especificamente os conservantes, garantem aos produtos industrializados maior prazo de validade. Os aditivos químicos ao passo que garantem maior lucratividade para a indústria alimentícia, garantem, também, prejuízos para a saúde e, um deles, é a intoxicação do organismo levando o corpo a adoecer até de forma grave como, por exemplo, através de um câncer.

3. Outros benefícios para a saúde
Além de desintoxicar e ajudar a emagrecer, a dieta do limão oferta outros benefícios à saúde. Entre eles:
  • regula o ph do sangue;
  • é diurético;
  • combate o envelhecimento precoce;
  • ajuda a prevenir a anemia;
  • ajuda a limpar os vasos sanguíneos;
  • é antisséptico natural;
  • é cicatrizante;
  • ajuda a limpar o intestino;
  • pode ser usado como um cosmético natural no lugar de shampoo e desodorante por causa do seu poder de limpeza e antissepsia;
  • pode ser usado na pele para controlar a oleosidade e clarear manchas (mas cuidado! Ao passar limão na pele não se exponha ao sol, pois, nesse caso, o limão pode fazer o efeito contrário, ou seja, pode manchar a pele);
  • ajuda a prevenir doenças como escorbuto e hemorragias;
  • é protetor do sistema imune aumentando as defesas do organismo e protegendo-o contra inflamações, infecções e resfriados;
  • ajuda a controlar a glicemia;
  • auxilia a digestão, entre outros. Os benefícios do limão são inúmeros!
Para quem é recomendado
A dieta do limão é recomendada para quem deseja “perder barriga”e emagrecer, ou fazer uma desintoxicação do organismo. Qualquer pessoa pode fazer, desde não apresente problemas graves no sistema digestivo como gastrite ou úlceras, por exemplo, pois a acidez do limão pode agravar ainda mais o quadro. O recomendado é procurar um médico para avaliar sua situação.

Precauções

A vitamina C é um nutriente que se oxida rapidamente quando entra em contato com o oxigênio presente no ar. Por isso, é recomendado que o suco de limão, assim como outros sucos de frutas que contêm vitamina C, seja ingerido logo após o preparo para que não haja perda dessa vitamina. Se for preparado e guardado para ser consumido horas depois, o teor de vitamina C será praticamente zero.

O limão sozinho não faz milagres e, por isso, se a dieta do limão não for realizada aliada a uma mudança nos hábitos alimentares não haverá bons resultados.

O consumo excessivo dessa fruta não é indicado. Existe uma ramificação dessa dieta de aumentar gradativamente a quantidade de limão diariamente, mas isso não é recomendado, pois alguns problemas de saúde podem surgir, principalmente os estomacais como gastrite e úlceras. O máximo que se pode consumir são até três limões pequenos por dia.

Pessoas que possuem problemas no aparelho digestivo como azia, gastrite ou outros devem procurar primeiro um médico para avaliar a situação para saberem se podem ou não fazer uso dessa fruta.

Não faça a dieta do limão de forma isolada. Isso pode acarretar problemas de saúde como deficiência de nutrientes, fraqueza e desmaios por falta do consumo de alimentos fontes de energia, baixa do sistema imune deixando o organismo mais propenso a infecções e alterações nas funções dos órgãos e do funcionamento do organismo em geral.

Antes de iniciar a dieta do limão ou qualquer tipo de dieta é recomendado que você procure um profissional nutricionista para receber todas as orientações, a fim de que a dieta tenha sucesso.

Sugestão de cardápio

  •  Siga todas as refeições em horários fixos sem pular nenhuma.
  • A quantidade dos alimentos é personalizada. Consulte um nutricionista para você seguir uma dieta adequada às suas necessidades nutricionais.
Café da manhã
Suco de 1 limão com 200 ml de água gelada (em jejum, meia hora antes de iniciar o desjejum)
Pão integral + queijo ricota + café com ou sem leite + 1 fatia de mamão
Lanche da manhã
1 copo de 200 ml de suco verde sem coar (couve + espinafre + maracujá +adoçante)
Almoço
Suco de 1 limão com 200 ml de água gelada (meia hora antes de iniciar o almoço)
Arroz integral + feijão + filé de peixe grelhado + salda crua regada com 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem + 1 laranja de sobremesa
Lanche da tarde
Vitamina de banana e abacate com farelo de aveia e leite desnatado
Jantar
Suco de 1 limão com 200 ml de água gelada (meia hora antes de iniciar o jantar)
Sopa de frango com legumes + 1 maçã de sobremesa
Ceia
1 copo de 200 ml de leite desnatado 



Fonte:Treino Mestre 





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