quinta-feira, 9 de junho de 2016

Treinamento para peitoral ajuda a melhorar a firmeza dos seios?

Uma dúvida altamente comum é se o treinamento de peitoral serve para melhorar a firmeza dos seios. Neste artigo iremos te mostrar uma abordagem prática do tema!

Melhorar a firmeza dos seios
Para que você possa entender esta abordagem e não ser enganada por pessoas mal intencionadas, preciso que entenda alguns aspectos sobre a construção da estrutura muscular e das mamas!Um dos problemas estéticos que tira o sono de muitas mulheres é o fato de os seios ficarem flácidos e “caídos” com o passar do tempo. Este é um processo natural de envelhecimento e que acontece com praticamente todas as mulheres. Porém, existem muitas “fórmulas” que prometem retardar este processo. Uma das mais vendidas é a utilização da musculação contra a flacidez dos seios. Mas será que isso de fato funciona?

Seios flácidos? Mas por que isso acontece?
Os seios são formados basicamente por 2 tipos diferentes de tecido: conectivo e adiposo. Além disso, na formação da mama, ainda temos as glândulas mamárias. Toda esta estrutura, fica fixada na região do peitoral.
Para os que compreendem melhor a fisiologia e a estrutura muscular humana, já entenderá que diretamente no seio, não há como melhorar a firmeza dos mesmos.
Justamente por serem formados por tecido conjuntivo e adiposo, que como é de esperar, tem funções bem definidas: armazenar energia (adiposo) e manterá conexão entre os tecidos e estruturas. Fora disso, não há como, através de contração muscular, interferir diretamente neste tipo de estrutura.
Além destas estruturas já citadas, temos ainda uma aponeurose, chamada de ligamento de cooper. O tecido conjuntivo é formado por colágeno e elastina.
O seio possui uma composição considerável de tecido adiposo, graças a um traço evolutivo. Como a mama é o meio para que ocorra a amamentação, um fator fundamental para a sobrevivência da espécie, as glândulas mamárias precisam de um estoque de energia próximo e eficiente.
Mas falando de algo mais prático, existe alguma forma de manter os seios mais firmes? Como a musculação atua neste caso?

Musculação e seios firmes, existe relação?
De início, vou te dizer que a musculação não atua diretamente sobre os tecidos que formam os seios. Porém, existem alguns fatores na prática da musculação que podem ser de grande ajuda para estes casos.
Veja bem, o que mantém a firmeza dos seios é justamente o tecido conjuntivo. Com o passar dos anos, ele naturalmente vai se tornando mais flácido. Mas o que compõe este tecido conjuntivo é justamente o colágeno e a elastina, duas proteínas, formadas por aminoácidos.
A musculação, quando acompanhada de uma boa alimentação, auxilia no processo de síntese proteica, que basicamente consiste na melhor utilização dos aminoácidos, nos locais mais adequados.
Além disso, com o fortalecimento do peitoral maior, o músculo que fica logo abaixo dos seios, teremos um ponto de apoio que dará mais firmeza a estrutura. Lembrando que isso não incide diretamente sobre os seios, mas sim sobre as estruturas adjacentes.
Além disso, a musculação bem aplicada pode também pode melhorar a postura, dando um melhor alinhamento dos ombros. Isso melhora a estética da região mamária consideravelmente.

Então a musculação ajuda na melhora da flacidez dos seios?
Não! O que acontece é uma reação em cadeia, mas que não pode ser garantida por ninguém. Ainda mais, se o caso em questão já for mais acentuado. Com a prática de musculação de maneira correta, alinhada a boa alimentação, podemos atenuar o problema ou melhor ainda, evitar que ele seja muito intenso. Porém, garantir que haverá uma melhora considerável é algo que não tem respaldo fisiológico para ser garantido.
No fim, tudo gira em torno de bons hábitos, de práticas constantes. Se sua saúde estiver em dia, sua estética será diretamente afetada de maneira positiva. Não há segredos! Bons treinos!


Fonte: Treino de Mestre
ESTE É NETO SILVA
ATLETA NEO HARDCORE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog