segunda-feira, 6 de junho de 2016

O que fazer quando a sua academia estiver fechada

 academia fechada

Seja por conta de um feriado nacional, recesso de fim de ano, obras ou manutenção urgente dos equipamentos, todas as academias poderão fechar em algum momento e lhe deixar na mão.

Ironicamente isso sempre acontece quando estamos progredindo e não queremos parar por nada. Nesta situação, é normal ficar preocupado com os ganhos e com o que podemos fazer para preservá-los durante o período que a academia estiver fechada.

Neste texto iremos listar as melhores estratégias para que você preserve sua massa muscular ou até mesmo ganhe mais durante este período.

O que podemos fazer quando a academia estiver fechada

1 – Descansar

Se você vem treinando pesado há mais de doze semanas, pegar alguns dias para descansar (durante o período que a academia estiver fechada) pode fazer com que você melhore os seus resultados.
Veja bem.

Com treino pesado e continuo podemos acumular estresse nos músculos, nas articulações e até mesmo no sistema nervoso central. Isto com o tempo vai debilitando seu organismo (muitas vezes sem você perceber).

Tirando alguns dias de folga, você permite que o corpo se recupere completamente dos “castigos” impostos nas últimas semanas. Ao voltar a treinar, você poderá até mesmo subir as cargas e treinar com maior intensidade, ultrapassando platôs e gerando ganhos inéditos.

Para algumas pessoas é difícil aceitar o período longe da academia, mas acredite, descansar é um aspecto da hipertrofia tão importante quanto o treino ou a dieta – faz parte da sua evolução e você precisa aceitar isso.

2 – Treinar com o peso do corpo

Treinar em casa usando exercícios com o peso do corpo pode ser a solução mais eficiente para aqueles que querem continuar treinando mesmo com a academia fechada (e não estão precisando de um período de descanso no momento).

O maior benefício desta estratégia é que exercícios com o peso do corpo não taxam tanto as articulações e sistema nervoso central como certos exercícios com peso livre.

Ao mesmo tempo que você continuará dando estímulos para o corpo não perder massa muscular, você vai estar permitindo um certo descanso para o corpo.

Vale lembrar que se você estiver se sentindo cansado ou estiver treinando pesado há muito tempo, ainda é melhor seguir o item #1 da lista.

3 – Mudar de academia

Que a sua academia poderá fechar algum dia é fato, mas se isto acontece com certa frequência talvez esteja na hora de procurar outro lugar para treinar.

Alguns estabelecimentos são extremamente mal organizados em questão de obras, manutenção de equipamentos e ainda prolongam feriados, deixando a academia fechada por muito mais tempo do que realmente é necessário.

Muitas pessoas aceitam isto porque é algo “fora do controle” delas, mas acredite, neste caso, isto pode estar afetando os seus ganhos e você não precisa aturar isto.

Muitas academias no Brasil abrem até mesmo na véspera de Natal e isto não acontece apenas em academias caríssimas. Se a sua costuma fechar demais, talvez já tenha passado da hora de procurar outra. Coloque as coisas na balança e tome uma decisão.

4 – Mudar de academia temporariamente

Talvez você tenha problemas com a frequência que a sua academia abre, mas existem outros fatores que impedem você de sair dela como localização, preço, amigos, conveniência, etc… É compressível não querer largar um lugar que você gosta de estar (em certas situações).

Neste caso, algo que você pode fazer é procurar uma academia que abre em feriados ou que esteja funcionando enquanto a sua estiver em obras e treinar lá pagando a diária. Simples.

Mesmo que essa academia seja longe e inconveniente, talvez valha a pena ir até lá em situações bem específicas só para não ficar sem treinar.

A longo prazo estes treinos que seriam perdidos (se você não tomasse uma ação) se transformarão em mais ganhos.

Palavras finais

Eventualmente sua academia vai fechar. Normal. Mas agora você sabe exatamente o que fazer para tirar proveito da situação ou até mesmo continuar gerando progresso.

Vale lembrar que na maioria das vezes, se a sua academia fecha raramente, a melhor estratégia é tirar esse período para descansar e desencanar um pouco do treino. Claro, com o objetivo de voltar melhor e mais forte mais tarde (como explicamos no item #1).

Independente do que você escolha fazer, apenas não esqueça que a cozinha “continua aberta”, ou seja, seja feriado, fim de ano ou obras na academia, a dieta deve continuar sendo feita como sempre.

Na verdade, se você parar de treinar ou diminuir os estímulos e ainda não se alimentar corretamente, você vai acabar perdendo massa muscular. As dicas do texto pressupõem que você vai estar seguindo dieta todos os dias.




Fonte: Hipertrofia.Org

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