sexta-feira, 25 de março de 2016

É possível ter resultados em um treino utilizando apenas halteres?

Para quem não tem a possibilidade de ir para a academia, o treino com halteres apenas é uma boa saída. Mas será que ele traz resultados? Veja neste artigo!

Treino musculação apenas com halteres

Nem todas as pessoas tem a possibilidade de ir para uma academia treinar. É lógico que eu sempre irei defender o treino acompanhado de um profissional, mas não serei eu que vou mudar isso. De forma geral, uma das saídas para estas pessoas é utilizar o treino com halteres apenas.  Esta é uma possibilidade interessante, mas que nem sempre gera resultados.

Mas isso de forma alguma, significa que não podemos ter um treino baseado apenas em halteres. O que quero te mostrar, é que existem alguns contextos em que isso se aplica de maneira melhor ou pior. Neste sentido, é muito importante também ter a clareza de que treinar com halteres pode sim ser eficiente, mas tudo depende de seus objetivos e individualidades.

Além disso, existem outros fatores que envolvem isso tudo, como seu nível de treinamento, quanto você dispõe de equipamento e a kilagem destes e as outras variáveis como dieta e descanso.

Mas de modo geral, existe sim um público que pode ter imensas vantagens com o treinamento com halteres. 

Mas para isso, é preciso que estas pessoas sigam alguns cuidados e medidas, para que seu treino seja de fato efetivo.

Veja agora, como treinar apenas com halteres e ter bons resultados!

Treinar apenas com halteres? Como ter bons resultados!


Alguns objetivos podem ser muito bem supridos com o treino com halteres, enquanto outros não. Por exemplo, alguém que busca emagrecer e apenas tonificação muscular, sem elevados graus de hipertrofia, pode sim ter bons resultados com o treino com halteres. Por sua vez, quem busca níveis de desenvolvimento muscular mais acentuados, pode encontrar dificuldades em impor determinadas intensidades em seu treino apenas com halteres.
Neste caso, se você faz parte das pessoas que se enquadram neste tipo de treino, é muito importante estabelecer alguns pontos fundamentais em seu treino com halteres. Veja alguns deles:

 

1. Segurança e execução correta:

 Em determinados movimentos, os halteres se tornam mais complicados de serem utilizados. Neste sentido, é muito importante que em seu treino, a primeira coisa que seja priorizada é sua segurança. Não invente! Use os halteres de forma inteligente, sem inventar movimentos. Os halteres te trazem uma liberdade bastante grande de movimentos e variações, mas lembre-se sempre que todas as suas articulações possuem rotas pré-determinadas e que não devemos desrespeitá-las. Desta forma, seu treino será mais efetivo e você irá manter sua integridade física em dia!

 

2. Utilize as amplitudes adequadas:

Em muitos pontos, o treino com halteres pode ter algumas dificuldades. Por exemplo, no supino reto, se você passar demais do ponto final da fase excêntrica, acabará forçando de maneira desnecessária todo o complexo articular do ombro, sem maiores ganhos de intensidade. Com a barra, isso fica difícil de acontecer, mas com os halteres é bem mais fácil. Desta forma, existem diversos movimentos que precisam de uma maior conscientização corporal, devem ser feitos com ainda mais atenção. Por isso, é muito importante que você tenha o acompanhamento de um bom profissional de educação física.

 

3. Use os halteres de forma inteligente:

A vantagem dos halteres é sua fácil utilização. Por isso, é muito interessante que você utilize isso ao seu favor. Métodos como o Drop-set, que são eficientes tanto para o emagrecimento, como para a hipertrofia, pode ser facilmente executado com a utilização de halteres. Além disso, ainda existe a possibilidade de utilizar os halteres juntamente com movimentos que tem como carga o peso do corpo, os famosos calistênicos. Neste caso, temos uma possibilidade interessante com métodos como o Bi-set. Perceba que existem diversas possibilidades de treinar com halteres e que trazem excelentes resultados. Mas para isso, é preciso conhecimento e técnicas apuradas.

 

4.  Fortaleça os músculos estabilizadores:

Um dos maiores problemas que o treinamento com halteres traz é a impossibilidade de trabalhar com alguns movimentos, como por exemplo, aqueles que demanda de pontos de apoio da carga mais altos, como as polias. Desta forma, é muito importante que mesmo que você treine com halteres, tenha formas de fortalecer músculos estabilizadores, como todo o complexo do core (que pode ser facilmente treinado com movimentos calistênicos), manguito rotador e toda a cintura escapular. Desta forma, você tem melhores resultados e ainda, evita lesões.

Perceba que é sim possível treinar com halteres e ter bons resultados. Mas todo seu treino precisa ser adaptado a esta realidade, trazendo movimentos que são facilmente executados com os halteres e que trazem bons resultados, sem colocar sua integridade física em risco.





Fonte: Treino de Mestre 

SEJA UM MEMBRO DA FAMÍLIA NEO HARDCORE



 NEO HARDCORE ACADEMIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog