terça-feira, 15 de março de 2016

Braços do fisiculturismo: Spinning – Suas Vantagens e Desvantagens

Não resta dúvida que o atleta mais beneficiado com o spinning é o ciclista uma vez que a atividade é calcada na fundamentação teórica do ciclismo e cada situação vivida tem um grau de dificuldade diferente que privilegia atletas de qualidades físicas também diferentes.

spinning 1

Na aula de spinning cada situação dessas é traduzida pelas chamadas manobras visando simular essas dificuldades e tal como acontece ao ar livre nas aulas cada aluno se destaca também em diferentes momentos por causa do biótipo. Sendo assim, as pessoas de baixa estatura e mais leves costumam levar vantagem nas manobras em pé simulando subidas. No ciclismo pessoas com essas características são conhecidas como escaladores levando vantagem morro acima.

Os mais corpulentos na aula conseguem pedalar nessa mesma situação com cargas mais altas, e esse biótipo no ciclismo não costuma subir tão rápido, mas “se dão bem” nas chamadas fuga ou arrancada final devido à potência muscular que possuem.

Os alunos de estatura média, nem corpulentos nem pequenos, embora não se destaquem em nenhuma manobra específica, na aula como um todo podem mostrar uma resistência mais elevada. No jogo de equipe no ciclismo são os que controlam o pelotão.

Podemos observar ainda um outro tipo físico. Os pequenos com as coxas muito grossas. Esses costumam ser bons nos estímulos de curta distância dos intervalados com giro auto que no ciclismo são os sprintistas. Outro fator a ser levado em conta nas aulas de spinning é a facilidade que as mulheres têm de desfrutar do prazer dessa atividade em função do menor diferencial de força nos membros inferiores quando comparado aos homens. Nos valores de força absoluta, as mulheres são cerca de 50% mais fracas do que os homens nos segmentos corporais superiores, mas essa diferença cai para 30% quando analisado apenas os membros inferiores. Essa diferença pode ser ainda menor se comparado homens destreinados contra mulheres treinadas.

Não é difícil imaginar que o spinning não é completo prevalecendo bastante as valências físicas, força, potência e resistência nos membros inferiores assim como o condicionamento cardiovascular e a eficiência nos objetivos de emagrecimento. Fica a dever o desenvolvimento do tronco e membros superiores além de possibilitar dores na coluna lombar por causa da posição curvada similar ao do ciclismo de estrada.

Não é porque o spinning traz uma fundamentação teórica do ciclismo que a posição seja obrigatória. O guidom é ajustável e nada impede de fazer a aula com ele mais alto preservando a curvatura lombar. Em função disso, a musculação e as aulas de alongamento são as atividades recomendadas como complementares. A musculação tanto pode servir aos objetivos de completar, como aumentar a eficiência da pedalada melhorando a força, a potência ou a resistência conforme os objetivos de cada um nos membros inferiores. 


spinning 2

Uma aula de spinning segue os mesmos procedimentos teóricos de qualquer atividade física. Ou seja, aquecimento, atividade motora de acordo com o fundamento ou valência física da aula a ser explorado ou desenvolvido e desaquecimento. Os alongamentos após a aula devem ser feitos fora da bicicleta. Tenho visto profissionais fazendo alongamento na própria bicicleta como se ela fosse parte integrante do corpo. Fala sério! Não é mais fácil, cômodo e proveitoso todo mundo pegar o colchonete e fazer alongamentos básicos no chão numa sala de ginástica ao lado?

Vejam as vantagens e possíveis desvantagens do spinning. Vantagens:
  • 1) É praticada em ambiente seguro e controlado.
  • 2) O perigo de acidente é quase zero.
  • 3) É mais fácil para corrigir a postura e o gesto esportivo diante do espelho.
  • 4) É mais fácil o controle da intensidade e freqüência cardíaca desejada.
  • 5) É uma boa opção para quem não pode ou não quer pedalar na rua.
  • 6) Para quem está se recuperando de lesões é um estágio quase obrigatório.
  • 7) Quase todos os métodos de ciclismo podem ser aplicados na aula.
  • 8) O convívio social pode ser melhor porque todos estão no mesmo lugar.
  • 9) As boas academias possuem bicicletas de boa qualidade que custam caro e o preço da mensalidade não aumenta por causa disso.
  • 10) É mais seguro longe da poluição, trânsito e violência urbana.
Possíveis desvantagens:
  • 1) Requer deslocamento, depende de horário da aula e tem despesa.
  • 2) Necessita de trabalho complementar.
  • 3) Com o tempo pode se tornar cansativa, mas isso depende da criatividade do profissional.
Para Refletir:
Viver a vida sempre vale à pena. Depende apenas dos valores que damos a cada detalhe, momentos e surpresas que ela nos apresenta. Temos o livre arbítrio de conduzi-la. (Moraes 2010).
Sobre a Ética:

Uma obra de arte leva tempo para ser concluída. Para ser criticada leva apenas alguns segundos. (Moraes 2010).




Fonte: Jornal de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog