quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Treinar muito tempo e de forma intensa dificulta perda de peso

Treinar muito tempo e de forma intensa dificulta perda de peso 

Estas são as duas principais conclusões de um estudo da Universidade de Nova Iorque, que detetou que os treinos de alta intensidade fazem com que o corpo chegue a um ponto em que já não está a queimar as calorias extra.

As mudanças no metabolismo provocadas pelo treino intenso e prolongado podem até dificultar a perda de peso e o combate à flacidez, alerta o estudo. E tudo porque o gasto calórico total acaba por ser idêntico entre as pessoas que treinam intensamente e aquelas que fazem atividades moderadas ao longo do dia.

Segundo a investigação, passar demasiado tempo no ginásio (leia-se, a treinar) pode mesmo representar uma inversão dos resultados, com algumas pessoas a ganharem peso passados alguns meses de treino. Mas tal não quer dizer que não é preciso treinar, pelo contrário.

“O que o nosso estudo diz é que também é preciso apostar na dieta, particularmente quando se trata de gerir o nosso peso e de prevenir ou reverter o ganho de peso”, diz Herman Pontzer, mentor do estudo, citado pelo The Guardian.

Depois de analisarem um grupo de 332 homens e mulheres durante uma semana, os investigadores notaram que, a partir de uma determinada intensidade, o treino já não estava a ter o efeito desejado na queima de calorias.

Mais concretamente, indica a investigação publicada no Current Biology, enquanto os indivíduos moderadamente ativos queimaram cerca de 200 calorias a mais por dia do que a maioria das pessoas sedentárias, aqueles que fizeram níveis mais elevados de exercício não viram qualquer benefício extra.

As conclusões da investigação norte-americanas vão ao encontro das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconselha a prática de 60 minutos de atividade física regular por dia e ainda “escolhas alimentares mais saudáveis”.



Fonte: Lifestyle ao Minuto

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