sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Tanto homens quanto mulheres que usam anabolizantes podem ter graves problemas de fertilidade


Tanto homens quanto mulheres que usam anabolizantes podem ter graves problemas de fertilidade

Tanto homens quanto mulheres que pretendem ter um filho precisam abolir definitivamente o uso de esteroides anabolizantes (as famosas “bombas”). O uso dessas substâncias não é nada benéfico quando falamos de maternidade. Em busca do corpo perfeito, homens e mulheres optam por usar hormônios para acelerar o ganho de massa muscular. No entanto o médico Mauricio Chehin, do Huntington Centro de Medicina Reprodutiva deixa claro que os anabolizantes podem causar infertilidade – parcial ou total – tanto em homens quanto em mulheres.

De acordo com o médico, entre os efeitos comuns estão a redução dos testículos e a influência negativa no desenvolvimento do endométrio, causando dificuldades na fixação do embrião na parede do útero e resultando, muitas vezes em aborto.

Muitas pessoas têm utilizado indevidamente a testosterona sintética, que pode resultar em insuficiência hepática, câncer de fígado e, ainda, afetar a fertilidade. Normalmente, as taxas elevadas de testosterona no organismo, inibem a produção de FSH, hormônio responsável pela maturação das células reprodutivas. Para os homens doses extras desse hormônio pode enfraquecer as funções reprodutoras parcialmente, atenuando as chances de ter filhos.

O médico explica que na maioria das vezes, o organismo volta ao normal após três meses sem a substância. “Com a suspensão da droga, o corpo masculino pode voltar a produzir os espermatozoides e o feminino pode regularizar a menstruação”, diz.

uso-de-anabolizante-por-mulheres

No entanto, frequentemente o homem já tem uma baixa contagem de espermatozoides e a mulher está em uma idade de declínio fértil, em que a quantidade e a qualidade de óvulos já não favorecem uma gestação segura. O uso de anabolizantes pode causar uma infertilidade permanente.

Se o casal tem perspectivas de engravidar e um dos dois (ou ambos) toma anabolizantes, é aconselhável que a utilização seja interrompida prontamente.
 
 
 
 
 
Fontes: mdemulher/empowher/dontcookyourballs   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog