segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Como escolher a academia certa para gerar resultados


Como escolher a academia certa para gerar resultados

Na musculação, escolher a academia correta é uma decisão crítica. A estrutura e o ambiente onde você treina pode influenciar diretamente os seus resultados – mesmo sem você perceber.

Se você realmente quer mudar o corpo, a academia vai se tornar um lugar importante da sua vida. Se ela não puder atender as suas necessidades, você pode estar sabotando seu progresso e ainda jogando dinheiro fora.

Neste texto veremos todos os itens importantes que você precisa considerar antes de pagar a primeira mensalidade e ter certeza de que o local tem a estrutura que você precisa para chegar ao máximo do seu potencial.

1 – Localização conveniente

A localização da academia precisa ser conveniente, portanto procure um lugar para treinar que seja perto de casa ou no seu trajeto diário.

Uma academia fácil de chegar é uma academia que você não vai arrumar desculpas para faltar, isto vai se converter em maior frequência de treino e consequentemente ganhos.
Imagine treinar em uma academia longe depois de um dia árduo, ter que pegar trânsito ou ônibus. Ainda terão dias de chuva e inverno, tudo isso conspirando pra que você fique em casa assistindo Netflix. Pois é.

Mas se não existe academia em local conveniente ?

Realmente, existe a chance de você ser um dos poucos sortudos que moram longe das milhares de academias que existem no Brasil. Neste caso, como diria o capitão Nascimento, você se omite ou vai pra guerra.

Treinar em casa é uma opção, mas se você não tiver tempo, paciência ou dinheiro para montar uma academia de qualidade, que possa oferecer tudo o que você precisa para crescer, ainda é infinitamente melhor ir pra uma academia em local ruim.

2 – Equipamentos

Uma academia precisa ter todos os equipamentos básicos como rack de agachamento, bancos com regulagem de altura que funcionam, mais de um banco de supino reto, número significativo de barras e que a manutenção seja feita com frequência, principalmente nos aparelhos com cabos (que podem arrebentar facilmente com o tempo se forem ignorados).

Isto é crucial para os seus resultados e segurança. Não adianta pagar barato em uma academia que os equipamentos (às vezes até o bebedouro) estejam constantemente estragados e você ficar alterando o treino por conta disso ou revezando entre os poucos que estão funcionando corretamente.

E não se engane pensando que só academias caras tem tudo isso. Com um pouco de paciência é possível encontrar academias com preços razoáveis que atendam todos os requisitos.

3 – Quantidade de pesos

A quantidade de pesos é um dos fatores mais cruciais na escolha de uma academia já que um lugar com pouco peso vai limitar completamente o seu desenvolvimento.


Tenha certeza que a academia tenha anilhas de diferentes pesos (de 2,5kg a 20kg) e que tenha um número suficiente de cada um deles.

Também verifique se os halteres vão até pelo menos 40kg. Menos do que isso já pode limitar o uso de alguns exercícios que sobem carga fácil como o encolhimento e rosca francesa.

4 – Ambiente

O ambiente da academia é fitness ou hardcore ? Esta observação é extremamente importante porque o ambiente vai determinar como você pode treinar e como isto vai inspirar você.

Por exemplo, em academias conhecidas como “fitness”, onde a maioria das pessoas estão lá apenas com o objetivo de manutenção da saúde e “tonificar” o corpo, certos exercícios como levantamento terra sendo feitos com gritos assassinos entre uma repetição e outra não serão bem vistos (em alguns casos, proibidos).

Claro que este foi um exemplo drástico, mas se você tem como objetivo ganho de massa muscular de verdade, você precisa encontrar uma academia com o ambiente que as pessoas treinem de verdade.

Não precisa ser em uma academia tão hardcore que é necessário tomar injeção de tétano para entrar com segurança, mas que promova um ambiente livre para que você possa fazer tudo o que precise e que tenha outras pessoas treinando pesado. Isto vai criar um ambiente muito mais produtivo para gerar resultados.
Na dúvida, sempre pergunte quais são as regras do lugar onde vai treinar.

5 – Teste a academia

Sempre faça uma “aula experimental” na academia antes de fazer a matrícula. Aproveite a chance para observar a qualidade e manutenção do equipamentos, como são os pesos, barras, halteres, etc…
Algumas academias não permitem aulas experimentais, mas provavelmente oferecem aulas avulsas onde você paga apenas o dia que treinar. É muito melhor pagar uma aula avulsa por R$20, para ver como é academia de verdade, do que pagar R$1000 em um plano anual e depois perceber que você odeia o lugar.
E se você nunca treinou na vida, não será viável testar a academia. Neste caso, peça para a recepcionista lhe mostrar o local para que você possa observar os itens expressos no texto.

Recapitulando

  • Localização: tenha certeza que a academia seja perto de casa ou local conveniente, do contrário será fácil criar racionalizações para faltar.
  • Equipamentos: verifique se o local tem os equipamentos necessários e se a manutenção é feita constantemente.
  • Pesos: academia com poucos pesos significa que rapidamente os seus ganhos serão limitados. Quanto mais pesos, melhor.
  • Ambiente: tenha certeza de escolher um lugar que as pessoas treinem pesado e que seja permitido realizar todos os exercícios livres.
  • Teste a academia: jamais faça a matrícula antes de testar (ou pelo menos ver) como é a academia e se ela realmente cumpre o que promete.



Fonte: Hipertrofia.Org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog