terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A combinação dos marombeiros: frango com batata-doce (MATÉRIA RETRÔ)

A combinação dos marombeiros: frango com batata-doce

Se você tem um amigo que não passa nenhum dia da semana sem ir a academia, então você também deve ter notado que, nas refeições dele, é frequente a combinação da proteína com carboidratos. Mais precisamente, o frango com batata-doce é a combinação preferida dos atletas que treinam para ganhar hipertrofia muscular e o mais importante, mantê-la.


Quando se fala em musculação e hipertrofia, dois nutrientes são essenciais na dieta: carboidratos e proteínas. Os primeiros são a nossa primeira fonte de energia, muito necessários para gerar energia para os músculos durante os treinos. Já o segundo são importantes para a reconstrução muscular que começa a acontecer logo depois do treino e são necessários para o ganho de massa.

O que o frango traz para a alimentação

A combinação dos marombeiros: frango com batata-doce

O frango é o alimento mais completo em proteínas e traz com ele os 9 aminoácidos essenciais que são aqueles que o nosso organismo não é capaz de produzir. Esses aminoácidos são importantíssimos para a síntese de novas proteínas que participarão da construção da fibra muscular no momento de recuperação do pós treino. Além de possui grande quantidade de proteínas, no frango também podemos encontrar outros nutrientes:

A combinação dos marombeiros: frango com batata-doce
  • Zinco: o mineral interfere não apenas na síntese proteica como também no metabolismo do açúcar, na produção de hormônios sexuais, entre outras funções orgânicas.
  • Fósforo: extremamente importante para os praticantes de atividade física, seja no treinamento aeróbico ou na musculação, esse mineral está ligado ao armazenamento e disponibilidade de energia para o organismo.
  • Niacina: também conhecida como ácido nicotínico ou vitamina B3, ajuda a reduzir a intolerância à lactose e também é muito utilizado pela indústria farmacêutica em medicamentos que têm como função a redução do colesterol.

E a batata-doce?

A combinação dos marombeiros: frango com batata-doce

Esse é um alimento bastante conhecido e muitos já comem, principalmente no café da manhã, mesmo que não tenham a intenção de ganhar massa muscular. Ele é um alimento-chave para quem pratica musculação. Ele consegue armazenar glicogênio muscular e isso faz com que você consiga treinar por mais tempo sem causar fadiga muscular, consequentemente, a sua performance será melhorada durante os exercícios. Além disso, é um tipo de carboidrato complexo, ideal para ser consumida antes dos treinos.

A combinação dos marombeiros: frango com batata-doce

Esse alimento possui uma grande taxa de fibras insolúveis. Isso não apenas ajuda a dar maior sensação de saciedade como também evita que se forme o pico de insulina. A insulina é uma substância produzida pelo nosso organismo com a função de metabolizar o carboidrato (açúcar) que nós ingerimos. Quando há muito açúcar, uma quantia maior do que a que o corpo precisa, o pico de insulina se forma. Ele transforma o carboidrato que não será utilizado para manter as funções do corpo e o transforma em gordura, armazenando-a dentro das células adiposas.

A combinação dos marombeiros: frango com batata-doce

Na batata-doce também são encontradas substâncias antioxidantes, que ajudam a reduzir as taxas de radicais livres circulantes no corpo. As vitaminas A e C são as responsáveis por essa característica que, pode até não parecer, mais é muito importante para o bom funcionamento das funções do corpo. Quando ao limite do esforço muscular durante os treinos, as fibras se rompem causando dano ao tecido. Essas microlesões liberam grande quantidade de radicais livres no organismo e eles são danosos para a saúde se encontrados em excesso.

O cálcio, muito importante para a contração muscular, também é encontrado em boa quantidade na batata-doce, cerca de 17,2 mg. Esse mineral ajuda a regular a presença de troponina nos músculos, substância essencial para fazer com que a miosina e a actina deslizem uma sobre a outra, realizando a contração dos músculos. Além do mais, uma proteína chamada calmodulina retira a cálcio dos ossos, quando este está escasso, para fazer a musculatura contrair.

A combinação dos marombeiros: frango com batata-doce

Como e quando comer

Essa combinação de batata-doce com frango é indicada para ser ingerida nas principais refeições. Não é o tipo de alimento que se deve comer 30 minutos antes dos treinos pois, o sistema digestivo demora mais do que isso para degradar as proteínas presentes no frango. A batata-doce pura serviria para antes dos treinos já que tem a capacidade de ofertar energia de forma gradual e na medida certa para gerar mais energia ao longo do treino.



Fonte: Malhar Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog