segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O Que Não Deves Fazer Depois do Treino

The Coolunista | O Que Não Deves Fazer Depois do Treino 

Nós sabemos que é difícil sair do trabalho e ir treinar. Nós sabemos que arranjar tempo, na nossa agenda diária super preenchida, para ainda irmos ao ginásio ou fazer aquela corrida que está para sair desde o inicio da semana, custa horrores. Mas vamos! Fazemos! Suamos! Até aqui tudo bem. Se chegaram ao final deste parágrafo, parabéns. Mas AQUILO que nos saiu do pêlo naquela hora não pode ser desperdiçado a seguir, senão de que vale a pena?!

Sem falar em grandes especificidades, quero deixar-vos os erros mais básicos, mas também os mais frequentes, que a maior parte de nós comete no pós-treino.

Então, meninos e meninas fête atención e, por favor, não façam isto em casa/ginásio:

1) Ficar com as roupas suadas no corpo 
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Porque é que é um erro: Para além de nos sentirmos “nheca-nheca” a seguir a fazermos exercício, ficar com as roupas suadas no corpo durante muito tempo pode potenciar alguma infecção na pele ou contribuir para o acne corporal. Já para não falar nas diferentes temperaturas que se sentem quando saímos do ginásio e vamos para a rua, onde normalmente está sempre mais frio do que no interior, o que pode provocar um abaixamento do nosso sistema imunitário.

O que devo fazer: Levem sempre uma muda de roupa limpa e seca para trocar no pós-exercício. Mesmo que não tenham tempo para tomar banho no ginásio, não deixem de trocar de roupa porque ficar com ela molhada no corpo já percebemos que não faz nada bem.

2) Comer algo muito calórico a seguir ao treino
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Porque é que é um erro: Mão no ar quem já fez isto VÁRIAS vezes!!! EU!!!!!!! Terrível, eu sei. E é péssimo porquê? Porque depois de termos queimado mais de 300 ou 400 calorias numa hora de treino vamos estar a destruir tudo aquilo que conquistamos, uma vez que as calorias que ingerimos logo a seguir serão logos absorvidas pelo organismo. Portanto, atenção ao que comemos logo a seguir ao treino.
O que devo fazer: Agora é normal termos fome a seguir ao treino. E porque isso acontece temos que nos precaver com opções saudáveis que possam estar logo ali à mão para comermos em desespero quando saímos do ginásio. Preparem em casa snacks saudáveis que possam levar para o ginásio e comer logo a seguir. Acreditem, no final, vão sentir-se muito melhor se a opção for saudável em vez de enfardar um bolo com creme logo a seguir. Palavra-de-quem-já-fez-isto.

3) Manter o nosso tapete enrolado até à próxima aula
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Porque é que é um erro: Esta dica é para quem tem que usar material próprio para a prática da sua modalidade. Se não enrolamos o nosso soutien molhado e suado na mala e só o tiramos na próxima aula, porque é que não fazemos a mesmo coisa com o nosso tapete de Yoga? O principio é o mesmo. Lembrem-se também que superfícies húmidas e escuras são terreno perfeito para a proliferação de bactérias indesejáveis e perigosas.

O que devo fazer: Depois de cada utilização, limpem o tapete ou outro material e deixem secar ao ar livre num local com boa circulação de ar e exposição solar.

4) Beber uma bebida energética depois do treino
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Porque é que é um erro: Uma garrafa de G Series Pro Gatorade contem cerca de 330 calorias. WHAT?!?! É verdade, minha gente. São quase tantas calorias do que um gelado de Peanut Butter Cup da Ben & Jerrys (e eu cá prefiro o gelado!). A não ser que o vosso desporto seja super intenso e que queimem muitas mais calorias do que estas, uma bebida energética não é necessária no pós-treino.

O que devo fazer: Se fizerem um exercício regular de 30 a 60 minutos é aconselhável re-hidratarem-se com a clássica água. Mas se estão preocupados com a reposição de electrólitos, optem por uma SmartWater sem calorias ou uma água de coco baixa em calorias. Guardem as bebidas energéticas para outras alturas em que a actividade desportiva é mais intensa e necessitem de um boost calórico.

5) Tocar na nossa cara
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Porque é que é um erro: Eu sei que esta dica é estranha, mas atentem por favor. Portanto, nós estamos freneticamente a suar num sitio público, como é o ginásio ou o estúdio de dança/yoga, onde partilhamos equipamentos, colchões, usados e já tocados por outras pessoas, portanto é muito fácil contaminarmos com germes as nossas mãos. Até aqui tudo bem. Mas atenção! Se estivermos sempre a tocar na nossa face durante e depois do treino é muito mais fácil sermos contaminados com bactérias que podem ser prejudiciais para a nossa saúde, uma vez que a barreira protectora da pela, pelo suor, está mais exposta.

O que devo fazer: Antes de começarem a ficar paranóicos com os germes e com as bactérias, pensem só que devemos estar atentos e ter alguns cuidados no que diz respeito a tocar na nossa cara depois do treino. Sempre que possível usem toalhitas desinfectantes para depois do treino, usem a toalha sempre que possível para proteger o vosso corpo do contacto com o material partilhado e limpem qualquer tipo de transpiração com um lenço ou toalha para o efeito.

6) Passar o Cooldown
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Porque é que é um erro: Trocando por miúdos, é quando não nos permitimos a descansar no pós-treino, nem sequer a alongar depois dos exercícios. Este é um dos erros mais frequentes e mais prejudiciais. O cooldown e os alongamentos são essenciais para o nosso exercício, porque permitem que o nosso batimento cardíaco recupere lentamente o seu ritmo normal, previne dores musculares e potenciais lesões.

O que devo fazer: Se não temos tempo para ficar para os alongamentos, certifiquem-se de que intensificam o exercício durante menos tempo, mas que conseguem na mesma alongar no final. É preferível que aumentem a intensidade durante 10 minutos e façam um cooldown durante cinco.
E vocês? Que principais erros comentem?




Fonte:  The Coolunista

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