terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Devo fazer Abdominais todos os dias?

Devo fazer Abdominais todos os dias? 


Muitos de nós procuram ter uma parede abdominal bem desenvolvida e definida,  trabalhando de forma regular estes músculos. Mas será que fazer abdominais todos os dias é positivo?

Sim e não. Depende do objectivo que se pretende com o treino. Se procuramos aumentar o volume muscular da parede abdominal, não devemos treinar todos os dias esses músculos. O que promove o crescimento muscular é o trabalho com resistências/cargas externas e o descanso subsequente.

Quando excitamos a musculatura com o exercício é provocado em nosso corpo uma reação de alarme e esse stress força uma adaptação e compensação, que pode observar nas letras B e C. Da letra C a D chamamos de SUPERCOMPENSAÇÃO, é onde obtemos os ganhos que procuramos. Da letra D para frente entramos em regressão, significa que o descanso a ser demasiado longo e estamos a regredir. 




Para desenvolvermos uma musculatura da melhor maneira possível treinamos (A-B) e damos ao musculo um tempo de descanso (B-C). O melhor momento para realizarmos um novo estímulo seria exatamente no ponto D, mas acertarmos exactamente nesse ponto…seria quase impossível. Procuramos voltar a treinar um pouco antes ou um pouco depois desse ponto.

Untitled-1

O músculo abdominal por norma recupera em 24 a 48 horas, dependendo da intensidade do estimulo aplicado e da capacidade do atleta.

Fazer abdominais todos os dias ajuda-me a queimar a gordura e a perder barriga?
Primeiro é preciso perceber uma coisa: NÃO SE PERDE GORDURA LOCALIZADA POR TRABALHAR ESSE(S) MÚSCULO(S)!

Por mais que esses exercícios sejam capazes de deixar a área mais firme, não está provado que seja possível eliminar gordura localizada num sítio específico do corpo, trabalhando essa zona.

A perda de gordura (geral) é obtida através de uma alimentação saudável, equilibrada e funcional (adaptada a cada indivíduo) e com exercício que inclua exercícios cardio-respiratórios e treino com resistências.
E para ficar com uma barriga “tanque de lavar roupa”?
A parede abdominal deve ser trabalhada enquanto elemento do CORE, conjunto de músculos da zona média do corpo mas, para ganhar volume muscular, o melhor que podes fazer é trabalhar estes músculos com exercícios que envolvam resistências/cargas externas.

O volume da parede abdominal treinas no ginásio, a definição “treinas” na cozinha! A melhor forma de teres uma abdominal definido é teres uma alimentação regrada e adaptada ao teu treino. Mas em breve faremos um artigo apenas focado nessa vertente.

Finalmente, deixamos-te 3 exercícios simples que podes realizar, dois com carga externa e outro apenas com o peso do corpo, mas que funciona como um bom complemento.

1. Abdominal Grupado com Corda

abdominal_grupado_com_corda-280x300
2. Inclinação Lateral com Cabo.
inclinacao_lateral_com_cabo-204x300
3. Elevação de Pernas com Corpo Inclinado

 
 



Fonte: In Shape

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog