terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Como tornar o Natal menos calórico sem perder o sabor!

Como tornar o Natal menos calórico sem perder o sabor!
 
 
A época natalícia esta a chegar e com isso o medo dos quilinhos extra também chega. Todos sabemos que nesta altura existe uma enormidade de tentações em cima da mesa e que poderá ser difícil resistir, fazendo com que todo o trabalho árduo conseguido até a data possa estar comprometido.

Imaginemos que seria possível desfrutar de uma bela fatia de bolo de chocolate sem que esta acusasse logo na balança. É possível sim, e para isso basta fazer uns pequenos ajustes na receita. Ficam aqui as sugestões.

– Usar feijão cozido (sim, leram bem, e aconselho o preto, mais rico em fibra e com menos quantidade de hidratos de carbono), este consegue substituir a farinha, reduzindo logo uma considerável quantidade de hidratos de carbono, adicionando imensa fibra e ficando assim isento de glúten.

– Usar gema de ovo ou comida de bebé (aqueles potes de maçã, ½ chega)  para substituir a manteiga.

– Usar cacau magro em pó (Nutricionalmente, aconselho o do Auchan) além de muito rico em antioxidantes, contém fibra, e baixo valor calórico.

Nota: Usando Chocolate em pó em vez de cacau, dispensa a utilização de qualquer adoçante/açúcar, pois este já é doce. Lembrem-se que este já contém açúcar, aumentando ligeiramente o valor calórico da receita

– Para adoçar, podem usar stevia, ou outro adoçante natural (ou não, depende das vossas crenças)

– Se quiserem um interior cremoso e necessitam de utilizar chocolate em barra, aconselho o Pantagruel sem açúcar, ou Pantagruel com stevia (este dispensa o uso de adoçante/açúcar, e não aconselho usar com o chocolate em pó)

Com estes pequenos truques é possível reduzir em média 500kcal e cerca de 100gr de açúcar, para alem da isenção de glúten, a um bolo de chocolate, tornando-o mais “simpático” para quem queira manter o foco numa dieta.

Lembro porém que não é por ser “light” que se pode comer à vontade, pois não deixa de conter calorias.
A minha receita
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Esta receita foi criada apenas com o intuito de reduzir as calorias e tornar este bolo mais “macro friendly”, para além de que não contém glúten, lactose nem açúcares adicionados.
Ingredientes:
– 1 peq. Feijão Preto cozido (sem sal de preferência);
– 150 ml de Claras de Ovo;
  4 Gemas;
– 100gr de chocolate de culinária (aconselho Pantagruel Stévia ou Pantagruel sem açúcar adicionado).

1ª OPÇÃO:
– 70gr de chocolate em pó (mais calórico, mas não necessita de adoçante).

2ª OPÇÃO:
– 35gr de cacau Magro em pó (menos calórico porem poderá necessitar de adoçante, consoante o vosso paladar, aconselho stévia ou xilitol).

Preparação
Pré aquecer o forno a 150º.
Utilizar um processador de cozinha (varinha magica também dá) e reduzir a puré o feijão (não esquecer de lavar bem para retirar o sal), caso a tarefa não esteja a ser fácil, podem adicionar ja as Claras de Ovo.
De seguida colocar numa taça a “massa” e juntar o Cacau ou Chocolate (depende da vossa escolha) as claras, e bater tudo muito bem.
Colocar em banho maria o chocolate a derreter, quando estiver totalmente liquido, incorporar na massa e ir batendo lentamente, por fim adicionar as gemas, e o adoçante (caso seja necessário).
Quando a massa estiver pronta, verter o conteúdo para uma forma, não esquecer de untar forma ou utilizem as de silicone (super praticas) e colocar no forno por cerca de 12’/15′ e ja está.

Valores Nutricionais aproximadas (Fatia 1/10):
Proteina – 6gr
Hidratos de carbono – 9gr
Gordura – 7gr
Fibra – 4gr
Kcal – 123
(Usando chocolate em pó e chocolate em barra Pantagruel sem adição de açúcar)
Valores Nutricionais aproximadas (Fatia 1/10):
Proteina – 5gr
Hidratos de carbono – 5gr
Gordura – 5gr
Fibra – 4gr
Kcal – 85

(Usando cacau em pó e chocolate em barra Pantagruel sem adição de açúcar) 



Fonte: In Shape



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