sexta-feira, 4 de setembro de 2015

JOELHOS FLEXIONADOS OU ESTENDIDOS (STIFF)



Como os músculos trabalham em posição alongada, são comuns baixos valores de atividade eletromiográfica e pouca sensação de "queimação" no ‪#‎stiff‬, o que faz muita gente questionar se ele seria realmente bom para ‪#‎posteriores‬ e ‪#‎glúteos‬. No entanto, por mais que tais fatores não sejam tão evidentes, o ‪#‎alongamento‬ favorece a incidência de ‪#‎microlesões‬ (como se sente no dia seguinte), que é um sinalizador de hipertrofia. Aliás, a possibilidade de usar cargas altas em grandes amplitudes faz com que o stiff seja muito bem aproveitado em treinos ‪#‎tensionais‬!
.
Sobre manter joelhos flexionados ou estendidos, pensando no trabalho de posteriores de coxa, recomendo mantê-los estendidos. Como esses músculos se originam no quadril e se inserem na tíbia, a flexão de joelhos causaria perda de tensão. E o fato da barra descer mais é ilusório, já que a maior descida apenas compensa o encurtamento provocado pela flexão de joelhos. No fim das contas, o limite sempre será comprimento final do músculo.
.
Com relação ao glúteo, como ele se insere no fêmur, a flexão de joelhos não mexe com ele diretamente, mas poderia aumentar sua tensão em relação aos posteriores, já que haveria mais flexão de quadril.
.
Mas, independente das pernas estendidas ou flexionadas, lembre-se que no stiff não há movimento dos joelhos (até por esse motivo, a questão de proteção dos joelhos, com sua flexão, perde um pouco o sentido). Caso os joelhos flexionem e estendam, o exercício seria o levantamento romeno, um meio-termo entre o ‪#‎levantamento‬ terra e o stiff. Que não é um exercício ruim, apenas não é stiff!
.
Juntando esse post e o anterior, a dica é fazer o stiff com joelhos estendidos e descer até onde consiga preservar a curvatura lombar e, lembre-se, amplitude máxima é uma questão individual. Ah, antes que alguém encha o saco, essas são orientações gerais e exceções são exceções.
.
Os interessados poderão ver mais, inclusive os artigos, no curso online "Eficiência e segurança nos exercícios de membros inferiores" com a @cefisafisio (link para comprar com desconto: http://migre.me/qW8A6). 



Por Junior Astúcia
Fonte: Instagram/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog