sexta-feira, 18 de setembro de 2015

É Possível Queimar Gordura Enquanto Ganhamos Massa Muscular?

 Queimar Gordura Enquanto Ganhamos Massa Muscular

Não tem pergunta mais comumente feita do que: “É Possível Queimar Gordura e Ganhar Massa Muscular Ao Mesmo Tempo?”. E a resposta pode variar de acordo com a opinião de cada um. O negócio é que essa questão, assim como outras questões semelhantes, não têm a ver com o que esse ou aquele “expert” diz, e com certeza não têm a ver com o que algum cara da academia diz, pois estas são meras “opiniões” – elas têm a ver com o que dizem as evidências científicas. E vários estudos dizem que sim, você pode ganhar massa muscular e queimar gordura ao mesmo tempo.

A Ciência do Queimar Gordura

Foi feito um estudo em 1997, publicado na Medicine and Science in Sports and Exercise (Medicina e Ciência em Esportes e Exercícios, tradução livre), que investigava os efeitos de treinos de força e exercícios aeróbicos na composição do corpo de um grupo de homens adultos acima do peso e sedentários. Os homens eram aleatoriamente divididos em dois grupos: um grupo só de cárdio e um grupo de cross-training­, que executava tanto exercícios cardiovasculares, como de resistência. Cada grupo treinou três dias por semana, por 14 semanas. Na conclusão do estudo, constatou-se que o grupo que combinava exercícios cardiovasculares com exercícios de resistência conseguiu, de fato, queimar gordura (7,4 kg) enquanto ganhava músculos (9,5 kg).

Outro estudo de 2007, publicado na The American Journal of Clinical Nutrition (Revista Americana de Nutrição Clínica, tradução livre), demonstrou que homens e mulheres mais velhos (ao todo 36, com uma média de idade de 61 anos), que fizeram treino de força três vezes por semana, por 12 semanas, ganharam em média 1,8 kg de massa muscular e perderam mais de 1,8 kg de gordura.

Agora você deve estar pensando, “claro que esses dois estudos demonstraram que pessoas sedentárias e pessoas mais velhas conseguem queimar gordura e adquirir músculos ao mesmo tempo, mas e pessoas mais jovens e ativas?” A resposta é: Sim! Também existem evidências que mostram que pessoas mais jovens e ativas conseguem queimar gordura e ganhar músculos ao mesmo tempo!

Um estudo de 1998, publicado na Journal of Applied Physiology (Revista de Fisiologia Aplicada, tradução livre), dividiu aleatoriamente trinta homens fisicamente ativos e saudáveis (idade média de 20 anos e gordura corporal média de 12%) em três grupos de treino: um só de cárdio, um só de resistência e um no qual eram combinados cárdio e resistência. Todos os grupos treinaram três vezes por semana. Na conclusão do estudo, o grupo de cárdio perdeu cerca de 1,8 kg de gordura e também perdeu uma pequena quantidade de massa muscular, enquanto que o grupo de resistência adquiriu cerca de 2,3 kg de massa muscular e, ao mesmo tempo, perdeu quase 1 kg de gordura. Já o grupo que treinou cárdio e resistência combinados teve os melhores resultados: Eles ganharam 3,2 kg de massa muscular e perderam quase 3 kg de gordura.

Esses estudos não servem apenas para homens mais jovens, uma vez que um estudo de 2010, publicado na Medicine and Science in Sports and Exercise (Medicina e Ciência em Esportes e Exercícios, tradução livre), determinou que mulheres mais jovens (idade média de 23 anos) conseguiram ganhar 1,9 kg de massa muscular e perder 1,5 kg de gordura após 12 semanas de exercícios de resistência.
Resumindo, com base nas evidências científicas, e não em opiniões arbitrárias, tanto homens quanto mulheres, mais jovens e mais velhos, ativos e sedentários, conseguem sim ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo. 


Fonte: Mr. Monstro

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