segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Como as variáveis do treino de força podem influenciar sua composição corporal

Como as variáveis do treino de força podem influenciar sua composição corporal 

Em praticamente todos os casos, a melhora da composição corporal é o objetivo do treino de musculação. Veja neste artigo como as variáveis do treino de força influenciam isso!

A musculação é uma prática que vem sendo cada vez mais estimulada para fins de saúde. Uma de suas principais vantagens é a questão da melhora da composição corporal, que é algo que já foi mostrado em diversos estudos. Entre as inúmeras situações que envolvem o treinamento de força, é nas suas variáveis que temos a chance de potencializar a mudança da composição corporal.

Para isso, é interessante entender como ocorre a mudança da composição corporal através do treino de força e principalmente, de que maneira será possível potencializar este processo.

Quando menciono a questão da melhora da composição corporal, basicamente me refiro a questão da diminuição do percentual de gordura e aumento da massa magra.

Como o treino de força melhora a composição corporal?

Para iniciarmos este assunto, vou citar um estudo de Nunes (2014), que avaliou o efeito do treinamento resistido em 5 mulheres sedentárias. O estudo foi feito com apenas 12 sessões, divididas em 3 por semana. Perceba que estamos falando de um período curto, de apenas 1 mês e que ainda não é o suficiente para que grandes perdas possam ser assimiladas pelo corpo.

Ao final do estudo, foi possível verificar que a composição corporal mudou positivamente, com redução do percentual de gordura e da massa gorda.

Estudos como este temos aos montes e já sabemos que o treino de força influencia diretamente na mudança da composição corporal. Porém, é preciso entender como esse processo acontece e de que maneira podemos potencializá-lo.

Além disso, Mcbride (2002) realizou um estudo onde  homens jovens treinados foram submetidos a quatro séries no formato de circuito de 10RM. O intervalo regenerativo foi de dois minutos em três exercícios, encontraram uma grande magnitude e duração do EPOC (775 kcal em 39 horas de duração). 




Fonte: Dicas da Vida Saudável

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