segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Musculação para mulheres: Aprenda como começar!


Aprenda como a musculação pode ajudar em diversos aspectos da sua vida, algumas dicas para começar com o pé direito e os melhores exercícios para cada grupamento muscular!

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A musculação é um dos melhores exercícios que o nosso corpo pode praticar, pois ela é COMPLETA! Com isso, hoje em dia é difícil você conhecer uma pessoa que não pratique este esporte, seja para melhorar a saúde, se reabilitar, em busca de um corpo melhor ou qualquer objetivo, a musculação vai poder te ajudar. E as academias de hoje não estão tomadas só por homens. As mulheres aderiram ao esporte e hoje são quase que maioria.

Mas ninguém nasceu sabendo… Eu não nasci, você não nasceu e ninguém irá nascer. Por isso, resolvi escrever esse artigo, onde iremos dar algumas dicas para você, mulher, que está iniciando na musculação ou você que já iniciou, mas ainda tem muitas duvidas. Vem comigo, porque aqui vou falar dos benefícios da musculação, de como começar, dos melhores exercícios para cada músculos e muito mais!

Benefícios da musculação

Como dito no inicio, a musculação é um esporte completo, pois nela você poderá trabalhar o seu corpo todo, poderá trabalhar partes isoladas e etc. Além disso, os objetivos que ela te proporciona são muitos, como: aumento de massa muscular, emagrecimento, perda de gordura, definição, melhora na saúde, melhora cardiorrespiratória, reabilitação de lesões, fortalecimento do corpo e muito outros. Por isso, esse esporte só cresce no mundo e cada vez mais médicos estão recomendando aos seus pacientes.

Além de todos os já conhecidos benefícios estéticos que a musculação proporciona, como um corpo torneado e músculos hipertrofiados, estudiosos afirmam que ela:
  • Previne e trata osteoporose – Na menopausa precisamos aumentar a densidade óssea! Isso evitará fraturas, desgastes e doenças crônicas no futuro;
  • Promove o emagrecimento e reduz a gordura corporal – Com o gasto energético promovido pelo exercício, há uma queima maior de calorias;
  • Melhora a força e resistência;
  • Promove o condicionamento físico;
  • Melhora o humor, o sono, a qualidade de vida, e a autoestima – O exercício faz o corpo relaxar e reduzir a tensão nervosa, aliviando na melhora da postura, há ainda a liberação de endorfina (hormônio que nos deixa feliz!)
  • Melhora a saúde mental e comportamento social;
  • Diminui estresse – Endorfina!!!!
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  • Aumenta e acelera o metabolismo – Com o aumento da massa muscular, o metabolismo é “forçado” a aumentar, por que é ele que vai manter a massa que você conquistar;
  • Em idosos, permite que a massa muscular seja preservada – Nos idosos, a massa muscular é degradada com o passar do tempo, fazer exercícios é essencial para que esse processo natural seja estacionado;
  • Diminui ansiedade e depressão – Novamente a endorfina é liberada aqui!! Ela vai nos acalmar para que passemos o resto do dia tranquilas;
  • Previne doenças cardíacas e Diabetes – Quem se mexe reduz 40% o risco de desenvolvimento de Diabetes e tem 35% menos chance de ser acometido por AVC/AVE;
  • Controla a pressão sanguínea e o colesterol – Teremos o ‘milagre’ da oxigenação do sangue, permitindo assim que, o fluxo sanguíneo circule cada vez melhor dentro dos vasos;
  • Melhora o equilíbrio, evitando assim quedas e fraturas – Ocorre o aumento da densidade dos ossos, e com a musculatura mais forte, as chances de cair diminuem;
  • Flexibilidade – Engana-se quem pensa que musculação diminui a flexibilidade! É alongando que se previne lesões e tensões no músculo. Vale a pena reservar um tempo na semana e apostar em uma sessão de alongamentos
  • Combate a flacidez –Emagreceu rápido demais, ou acabou de ter um neném, e ficou com o corpo flácido? Os exercícios com pesos vão modificar o corpo, deixando-o firme, durinho e com curvas incríveis!
Viu? Esses benefícios são apenas uma pequena amostra comparada ao bem-estar que um treino de musculação pode te fazer. E ao contrário do que muita gente fala, a musculação não vai te deixar “masculinizada” do dia para a noite (http://dicasdemusculacao.org/se-uma-mulher-treinar-pesado-ira-ficar-com-corpo-de-homem/), pois o homem produz muita Testosterona (cerca de 200 a 1200 nanogramas/dL), e nós mulheres produzimos níveis baixíssimos, porém são suficientes para o funcionamento hormonal do nosso organismo e não para nos transformar num homem (15 a 70 nanogramas/dL), tampouco vai te dar varizes e microvasos saltados nas pernas. O que tem por aí, é muito “achismo” e pouco “você está linda, continue assim!!”.

Começando agora?

Primeiro, certifique-se de que é esse esporte que você quer, pois os resultados só serão notados com no mínimo 6 meses de treino (tempo necessário para o corpo se adaptar), então, paciência. Depois procure uma boa academia e um profissional de Educação Física que vá aplicar a avaliação física e trabalhar para te passar os treinos de acordo com as necessidades do seu corpo. Lembrando que: TREINO E DIETA TÊM QUE SER PERSONALIZADOS E INDIVIDUAIS! – Nada de copiar treinos/dieta de “musos do mundo fitness” na internet, pois você não sabe das necessidades especificas do corpo da “musa fitness”. Que fique bem claro: O treino da musa fitness foi feito para ela, para o corpo dela. Então, você precisa de um programa para chamar de SEU.  



Com informações de Dicas de Musculação

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