domingo, 19 de julho de 2015

TREINADOR E PERSONAL DA #TEAMASTUCIA COMENTA O XI CAMPEONATO PIAUIENSE DE FISICULTURISMO

 

 

Na foto acima, o campeão mundial Ifbb 2014 Ramses Rams.

No nosso último campeonato estadual de fisiculturismo houve muito chororô e reclamações de treinadores e atletas. Nesta edição pude acompanhar mais de perto o backstage da organização do campeonato pois participei do curso de formação de árbitros e de um Workshop de poses promovido pela IFBB-PI e ministrado pela diretora nacional de arbitragem da Ifbb @dianafitness, onde a "prova prática" foi trabalhar no próprio campeonato. Poucos treinadores e ainda menos atletas fizeram o curso e o workshop. Resultado? Muito achismo e muita reclamação pós resultados finais.
 

Uma das categorias mais controversas foi a Men's physique, onde pude perceber muitos atletas "perdidos", sem saber ao certo qual o padrão da categoria. Um grande erro foi usarem como padrão nomes que já são PRO, como Sahdik, Jeremy Buendia e por aí vai.
 

Tenham em mente que a nossa Ifbb é amadora e as regras são diferentes da PRO, nem mesmo Felipe Franco pode ser usado como referência pra nós, pois ele já é PRO. Então aqui deixo algumas dicas para que possa servir como uma pequena base pra quem esta começando.
 

Os árbitros buscam um shape "agradável", um certo volume com definição aparente, mas não pode "fibrar", não pode ter muito volume, (mas não se engane, men's physique não é um cara magro com barriga dividida), o shape tem que formar o "Y", com o serrátil dando aquela impressão de que sai por trás do dorsal, ombro desenhado e aparente, dorsal desenvolvido afinando a cintura, ser boa pinta (rosto bonito) também conta. Em relação as poses, não pode botar força (contrair) como se fosse um Bodybuilder, uma mão sempre estará na cintura, só podendo sair nas transições. O sorriso sempre estampado. 

Treine muito sua apresentação, pois ela pode ser o diferencial em um desempate. Procure um treinador atualizado e tenha melhores resultados. 

 O campeonato aconteceu no dia 5 de julho de 2015 no Teatro 4 de Setembro em Teresina.

Por Junior Astúcia

Fonte: Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog